Feriados, pastéis e Bombril

Na semana passada, de 19 a 25 de abril (se vc considerar q a semana começa no domingo e termina no sábado), tivemos o feriado de Tiradentes na terça-feira (q morreu na forca em 21 de abril de 1792), o q resultou em um “enforcamento” da segunda-feira e o “fim de semana” teve 4 dias. Retirando o sarcasmo do comentário, foi um tempo bom para estudar. Quando eu era criança, conheci uma técnica de gravura q me acompanha até os dias de hoje, com algumas adaptações minhas: tome uma folha ou um pedaço de papel (de preferência na cor branca e com uma gramatura superior ao “papel ofício”); aplique uma camada vigorosa de giz de cera sobre um dos lados do papel, preenchendo uniformemente a superfície; depois, cubra (usando um pincel) este mesmo lado do papel com tinta nanquim preta. No começo vc vai perceber q a tinta não “adere”, mas a cada pincelada, a tinta vai “vencendo a resistência” da cera e cobrirá o papel. Algum tempo depois, o nanquim seca e temos uma “matriz” sobre a qual podemos riscar levemente (usando uma “ponta seca”, como um estilete ou um prego, por exemplo), retirando o nanquim e revelando a cor do giz de cera utilizado. Fiz bastante coisa usando essa técnica e qdo estive na faculdade de desenho industrial, na UNEB, o NDesign realizado em Salvador teve seu material gráfico gerado a partir de ilustrações q empregaram esta técnica com maestria pelo amigo Sandro Limaverde. Dentre algumas experiências q fiz na técnica, troquei o giz de cera por pastel oleoso e usei tinta guache preta no lugar do nanquim. Outra coisa foi usar palha de aço (o conhecido Bombril!) como “riscador” e obter uma textura diferente. Também preservei algumas áreas sem aplicar a tinta nanquim e usei um papel melhor para os estudos.

De uma técnica “escolar”, é possível tirar resultados bastante interessantes, além de sentir “cheiro de infância”, uma vez q o pastel oleoso q usei tem o mesmo cheiro de giz de cera!

Feriados, pastéis e Bombril

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