O sagrado no desenho

Desenho muito em papel solto. No meu trabalho, tenho bloquinhos de papel de tamanhos variados (são feitos a partir das sobras de cortes de papel). Tenho “caderno oficial” de desenho, mas muitas vezes ele está na mochila. E quando uma ideia surge, ou simplesmente quando rabisco para descansar do trabalho, os bloquinhos estão sempre à mão. Muitas vezes é de onde saem meus “melhores” desenhos. Não preciso de muito: um lápis número 2 (desses escolares, bem ordinários) e uma caneta Bic azul ou preta. Como os desenhos são feitos em papel “descartável”, muitas vezes vem o pensamento de: puxa, poderia fazer esse desenho no caderno oficial! E nunca sai a mesma coisa. Então aprendi q o suporte pouco importa. Depois eu pego essas folhas soltas e colo no caderno. Simples assim.

Dias atrás estava nesse “ritual” de colar os papeis e me dei conta de q é preciso gostar do próprio desenho. Desenhistas consagrados certamente vão dizer aos iniciantes q não existe desenho “bonito” ou “feio”. Existe o SEU desenho e pronto! É fácil dizer isso qdo estamos numa boa, produzindo bastante, tendo ideias e ideias ou com um trabalho reconhecido. Mas há dias q a mais simples figura é um parto para nascer. E a gente acaba achando q “desaprendeu”. Eu sou assim (ainda).

Quero falar mais sobre isso futuramente, mas sei q, ao pegar cada folha solta e colar no caderno, algo de sagrado se processa, pq o desenho é algo q vem de mim e q merece reverência. Tá certo, não dá pra guardar tudo, mas não rasgue ou jogue fora os papeis com um sentimento de repulsa ou rancor se tal desenho não saiu do jeito q vc queria. Admirar o próprio trabalho é um passo importante para conseguir algo q não vem com o reconhecimento dos outros: ajuda-nos a ter paz com o q fazemos.

caderno_desenho1caderno_desenho2

O sagrado no desenho

2 comentários sobre “O sagrado no desenho

  1. natachacanesso disse:

    Inspirador esse texto. A maturidade de reconhecer a importância do processo e o aprendizado com seu próprio trabalho.
    (。♡‿♡。)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.