Re-flexões sobre adjetivos

Recentemente pensei um título para uma coleção de desenhos e lembrei q no idioma inglês os adjetivos não variam em número ou gênero, o q não acontece na língua portuguesa. Todavia muitos adjetivos em português não possuem todas as flexões.

Para o meu título, iria usar o adjetivo pequenas. Então me dei conta q o contrário de pequena (e pequeno) é grande e grande não flexiona em gênero. Daí minha cabeça começou a divagar. As grandes ideias, os grandes pensamentos não fazem distinção de gênero. Se estiverem juntos na mesma frase, pensamentos e ideias serão grandes. Entretanto um pensamento pequeno exigirá sua parte de masculino. Uma ideia pequena reclamará sua flexão no feminino e ao invés de aproximarem-se, separar-se-ão. E a coisa pode piorar, pois se estiverem na mesma frase, pensamentos e ideias serão pequenos, isto é, o masculino ainda vai dominar o gênero da oração!

Pensemos na grandeza. Viver na pequenez nos limita, afasta-nos, distancia-nos. De distância já nos basta o momento atual, pois um vírus, de microscópica pequenez, obriga-nos a fazer grandes sacrifícios.

Pensamentos, ideias grandes x pensamentos pequenos, ideias pequenas
Re-flexões sobre adjetivos